domingo, 7 de dezembro de 2008

Almoço de ex-combatentes da C.C.S. do Comando de Batalhão 236 - guiné 61-63

Amigos.
Ontem, dia 6 de Dezembro de 2008 almoçámos em Sines, Era um grupo muito restrito. Apenas juntámos nove camaradas. A nós se agregaram mais 4 senhoras (esposas de outro tantos ex-militares) e o genro de um e mais duas netas do mesmo (com mais dois jovens... amigos). As razões do número diminuto são várias, como todos sabemos. Mas há algumas que se destacam: a idade de todos e a pouca saúde de alguns; a distância a que nos encontramos da maioria da "rapaziada" com a predominância de elementos oriundos do norte do país que sempre integravam as unidades militares (fruto evidente da grande densidade demográfica) que , também sempre, tem caracterizado o nosso país. Apesar de tudo isso foi um dia muito feliz para todos, os que visitámos a terra de Vasco da Gama. Além da simpatia da terra e das suas gentes; da praia e do seu porto (de pesca e não só) tivemos a grata alegria de reencontrar dois dos "nossos" que estavam "perdidos" há "apenas" 45 anos...
E foi esta circunstância que me levou a entrar nesta "viagem" de começar hoje. dia 7 de Dezembro de 2008 com a ajuda preciosa de um dos meus filhos. A partir de agora coloco esta página à disposição de quantos puderem e quiserem entrar dando contributos de toda a ordem no sentido de ser um elo de ligação de quem, como eu, passou uma parte da juventude numa terra de África que naquele (longínquo") ano de 1961 se chamava Guiné e agora corresponde ao território da Guiné Bissau.
Por agora fico por aqui.
Prometo incluir as fotografias que eu puder conseguir. Não só as de eventos já realizados (depois do nosso regresso) mas também das mais antigas tiradas no tempo em que lá cumprimos o chamado "serviço militar obrigatório".
Dêem notícias e divulguem o "blogue" que será de (e para) todos . Espero as vossas contribuições.
Há já me esquecia: No tempo eu era o 1º. cabo 101/59. A especialidade era:"operador- cripto". Alentejano de Pias-Serpa. Hoje (e de há mais de trinta anos, vivo em Beja).
E hoje, mais não direi...
Até sempre,
Um grande abraço do
Mário Costa

Só mais uma indicação. Estes eram os perdidos: um (o da esquerda) era o nosso "enfermeiro" o Grilo (de Ficalho e vive agora na zona da Baixa da Banheira) e outro era o "quarteleiro" o António Maria (que é de Sines e ainda lá vive).

3 comentários:

Anónimo disse...

Vi o nosso blogue e achei interessante a ideia.Que tenha continuidade

Anónimo disse...

Olá,
Este blog é uma forma de podermos continuar a partilhar memorias, e vivencias dos nossos tempos na Guiné.
Também tenho algumas fotos, que logo te mando por mail, para colocares aqui.
Uma boa ideia.

Anónimo disse...

Sempre que puder vou vir para visitar o nosso blog, quero sempre noticias frescas...
O camarada e com ex-condutor do batalhão...
Herver Gonçalves